top of page

Sport

Clube

Corinthians

Paulista

De tradições e glórias mil

Cinco trabalhadores foram assistir ao jogo de um time inglês que estava arrasando no futebol da época, o Corinthian, e estava de excursão pelo Brasil. Eles ficaram admirados com o jogo e não conseguiram tirar isso da mente. Dias depois, mais precisamente no dia 1º de setembro de 1910, Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correia e Carlos Silva foram jogar futebol em um campo de várzea ainda empolgados com o jogo que haviam assistido, conversando após o jogo tiveram a ideia de montar um clube de futebol de várzea. O nome não foi difícil de escolher, então, assim nasceu Sport Clube Corinthians Paulista, à luz de um lampião em uma esquina do bairro do Bom Retiro.

 

A dificuldade agora era que, por serem operários, eles teriam que arrumar dinheiro para comprar uma bola e uniformes para os jogadores, assim eles saíram atrás de colaboradores. Quando conseguiram comprar a primeira bola, foram atrás do uniforme, mas não foi tão difícil, pois escolheram como primeiro presidente do time Miguel Bataglia, que era alfaiate e fez os uniformes dos jogadores. Treinavam em um terreno baldio que eles mesmos tinham que capinar e colocar as traves, mas mesmo assim, ainda estavam animados.

 

No primeiro jogo do time, ainda contra times de várzea, o Corinthians perdeu do União da Lapa por 1 a 0. Mas logo a sorte virou a favor do “alvinegro”, que ainda usava uniforme creme e preto. Depois do segundo jogo, onde foi marcado o primeiro gol corinthiano da história, por Luiz Fabbi, o time começou a ganhar experiência e crescer, goleando um dos times mais fortes do campeonato de várzea o Atlético da Lapa por 5 a 0. Crescendo no conceito do público, o povo começou a se encantar pelo time e corria para ver as partidas de várzea.

 

Naquele tempo, a liga dos principais times de São Paulo era coisa para a classe alta. Os jogadores eram estudantes ricos e não moços do povo, como os do futebol de várzea. Em 1913, o Corinthians conseguiu entrar na liga paulista de futebol, causando uma comoção nos times de classe alta, fazendo assim os times do Mackenzie e Associação Atlética das Palmeiras saírem na mesma hora e formarem uma nova liga.

 

No primeiro campeonato da liga, em 1914, o Corinthians já foi campeão invicto com 10 vitórias em 10 jogos. Em 1915, quiseram entrar na nova liga formada pelos times da classe alta, mas a resposta se poderiam entrar demorou tanto que acabaram não jogando em nenhuma das duas. Porém, em 1916, o Corinthians foi campeão da liga paulista de futebol mais uma vez. Em 1917, os times decidiram montar uma só liga, deixando os times de várzea na segunda divisão e os outros na primeira, mas como o Corinthians havia sido campeão no ano anterior permitiram que ele fizesse parte da primeira divisão com os times grandes. Nesse mesmo ano, Corinthians jogou contra, o que viriam a ser, seus maiores rivais, Palestra Itália e Santos.

 

Em 1918, em suas horas livres, os jogadores do time alvinegro trabalhavam para construir seu primeiro estádio, nomeado de Ponte Grande. Outro título Paulista só veio em 1922, mas depois disso não largou mais o título. Chegou a ser campeão por três anos seguidos. Em 1926, o Clube compra o terreno que seria o, agora, conhecido Parque São Jorge.

 

O clube conquistou novamente os títulos paulistas de 1928 e 29, ano que também conquistou sua primeira vitória contra um time internacional em cima do Barracas da Argentina, recebendo seu mascote oficial até os dias de hoje, o mosqueteiro. Em 1930, após vencer o Paulista pela sexta vez, jogou contra o campeão carioca, o Vasco, e ficou conhecido como o “campeão dos campeões”.

 

Após a venda de seus melhores jogadores, em 1931, o clube entrou em um jejum que só iria acabar com a compra de um de seus maiores artilheiros. Em 1936, o Corinthians passou seu ano invicto e perdeu apenas a final do Paulista para o Palestra. Em 1940, o Timão estreia o Pacaembu vencendo o Atlético Mineiro por 4 a 2. Após isso foram grandes vitórias, jogos internacionais e taças. Em 1953, o time alvinegro levou sua primeira taça internacional, a Pequena Taça do Mundo.

 

Em 1971, aconteceu o primeiro Campeonato Brasileiro, o Corinthians foi líder da primeira fase, porém, na segunda, não foi tão bem e não ficou com o título. Em 1976, houve o que ficou conhecido como “invasão corinthiana”, cerca de 80 mil corinthianos foram para o Rio de Janeiro para assistir a semi-final do brasileiro contra o Fluminense. Em 1977, aconteceu o fim do jejum corinthiano em que, depois de 22 anos sem vencer o Paulista, o Corinthians foi campeão. Em 1982, aconteceu o que chamam de “democracia corinthiana” em que os empregados e jogadores exigiam ter maior participação nas decisões da diretoria.

 

O 20° título paulista veio em 88, em que Viola marcou contra o Guarani, levando a vitória por 1 a 0. O timão levantou a primeira taça do campeonato Brasileiro em 1990, vencendo o São Paulo no Morumbi por 1 a 0, Neto foi o artilheiro do time. Após anos de grandes títulos, em 2000, o Corinthians teve a oportunidade de jogar seu primeiro Mundial e levou a taça do mundo para casa, vencendo o Vasco nos pênaltis.

 

Com ótimos jogadores, o Corinthians levou o tetra campeonato brasileiro sobre a liderança do atacante Carlitos Tevez, em 2005. O que marcou esse campeonato foi a vitória contra o rival Santos em que o alvinegro venceu de 7 a 1. Em 2007, após vender a maioria dos jogadores para times internacionais, o Corinthians tem seu pior ano da história e cai para a segunda divisão do campeonato Brasileiro.

 

Com a liderança de Mano Menezes, o Timão é campeão da série B do Brasileiro de 2008, faltando 4 rodadas para a final do campeonato. E depois da volta para a primeira divisão do campeonato, em 2009, os corinthianos recebem como presente a contratação de um ídolo mundial. Ronaldo, o Fenômeno, era da Fiel. E seu primeiro gol aconteceu contra o maior rival do time, o Palmeiras.

 

Em 2010, foi o centenário do timão e apesar de não levar nenhum título nesse ano os torcedores encheram as ruas para comemorar. Após vencer, com uma ótima campanha, o seu pentacampeonato brasileiro (2011), o Corinthians consegue se classificar para a Libertadores da América, título que ainda não tinha sido conquistado pelo alvinegro em cem anos de história.

 

2012 foi um ano inesquecível para o torcedor, pois após uma linda campanha o timão leva sua primeira taça da Copa Libertadores da América. No mesmo ano, os torcedores invadiram o Japão para ver o timão levar também o seu segundo Mundial de Clubes contra o Chelsea. Após isso, Corinthians continua com vitórias no Paulista e Brasileiro.

 

O último campeonato conquistado foi o Brasileiro de 2015. Sob o comando de Tite, o time fez uma campanha digna de campeão, superando a saída de importantes nomes para a equipe e conquistando seu hexacampeonato.

 

Por Camila Bueno

​

​

© 2023 por Letícia Rizzo para a matéria de Convergência de Mídias - Sétimo semestre de Jornalismo (Universidade Anhembi Morumbi).

​

​

Grupo: Camila Bueno, Deborah Mazza, Letícia Rizzo, Nicole Rodrigues e Raquel Machado.

bottom of page